quarta-feira, abril 01, 2015

April's fool day


De acordo com pesquisadores a origem do dia da mentira e' obscura. Existem varias teorias para explicar este dia em que brincadeiras, mentirinhas e trotes são praticados.

Uma teoria da origem deste dia e' explicada na troca de calendarios (do de Julius para o Gregoriano). Usava- se o termo April's Fool (bobo de Abril) para as pessoas que recusavam-se a seguir o (novo) calendario Gregoriano. O motivo e' que, de acordo com o novo calendario, comemorava-se o começo do verão e inicio da plantação da primavera no dia primeiro de Maio. O bobo de Abril era aquele que seguia o calendario antigo e precipitava-se em semear seu campo no dia primeiro de Abril.
Outra teoria vem da França, onde comemorava-se o primeiro dia do ano no dia primeiro de Abril. Quando o rei Charles IX mudou este dia para o dia primeiro de Janeiro algumas pessoas recusaram-se a aderir ao novo calendario e continuaram a comemorar o novo ano no dia primeiro de Abril. Essas pessoas foram ridicularizadas e chamadas de "bobos de Abril"(April's fool).

Seja qual for a origem, as crianças são as que mais se divertem neste dia. A minha filha, ha um mes, tem contado os dias para o dia primeiro de Abril. A minha nerdinha ate passou horas procurando em livros de magica, qual o melhor truque pra pregar nos coleguinhas e na familia. Ela tem essa mania de procurar, pesquisar tudo, olhar as coisas de todos os angulos. Não sei a quem puxou...




Divrita-se nesse primeiro de Abril !


*Post originalmente publicado em 1/4/2011

Um comentário:

Le disse...

Bela pesquisa, Claudinha.
Em casa a comemoração é dupla: meu pai já tinha duas filhas, e mamãe estava para ganhar o terceiro bebê.
Quando nasceu, custou a acreditar que era o menino tão desejado, tantas foram as piadinhas de 1º de Abril.
Bjs